quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curiosidades: Glúten


Essa semana o STJ (para os leigos ou desavisados, Supremo Tribunal de Justiça) determinou que a expressão "contém glúten" presente em alguns alimentos é insuficiente para alertar os riscos que isso representa. E você deve estar pensando "Que porra é essa de glúten afinal?".

O glúten é uma proteína amorfa presente no trigo e seus derivados. É importante na fabricação de pães, pois é a proteína que dá liga à massa, além de ajudar o pão a crescer. A farinha de trigo é a maior fonte de glúten para a nossa alimentação. O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.

O fato de a embalagem de um produto alertar o consumidor sobre a presença ou não de glúten está ligado à doença celíaca. Os celíacos não produzem a peptidase, enzima responsável pela “quebra” do glúten. Assim, quando as pessoas com essa doença ingerem a proteína, as vilosidades do intestino delgado, que absorvem os nutrientes da alimentação, se enfraquecem.

Ou seja, uma caganeira daquelas de tirar o fôlego. Tudo a ver com o Bella Bosta©.

Nenhum comentário: